terça-feira, 27 de abril de 2010

Tarefa 1
Quando pensamos em biologia, logo associamos a nossa vida e no quanto ela e os estudos de suas áreas são importantes para o desenvolvimento da sociedade. Ao analisarmos nossas características e até mesmo nos compararmos com os nossos pais podemos notar o uso da biologia e de uma das áreas de seu estudo, a genética que nos possibilita não só entendermos mais da transferência de características de uma geração para outra, como entendermos nosso passado e propensões que temos a determinadas características, doenças e etc. A genética não é só aplicada aos seres humanos, mas também aos animais e as plantas favorecendo muitas vezes melhorias nas espécies facilitando o desenvolvimento das mesmas e aumentando sua qualidade.
Ao falarmos em histologia estamos logo nos referindo ao estudo dos tecidos biológicos, sua formação, estrutura e função. Novos desenvolvimentos na área da microscopia eletrônica como imunofluorescência e o corte por congelação permitiram um enorme avanço nesse ramo científico,assim a aparência dos tecidos pode ser examinada, permitindo a comparação entre tecidos saudáveis e doentes, o que é bastante importante para a eficiência dos diagnósticos e prognósticos clínicos. A microscopia eletrônica é o melhor meio do estudo da histologia,então os avanços nela geram avanços diretos na histologia.
Para podermos estudar os tecidos, sua formação e estrutura foi necessário que desenvolvêssemos o estudo da célula, o que veio a receber o nome de citologia. Esta analisa as células dos seres vivos, suas formas de organização, funções, estruturas e importância para os mesmos. Se não tivéssemos esses conhecimentos não poderíamos ser objetivos e entender completamente os seres humanos, pois somos formados de células, estas que estão ligadas diretamente com a nossa saúde e bem estar.Uma célula 'doente' gera um individuo doente, assim se soubermos todos os componentes necessários para uma célula saudável e como combater os possíveis problemas que esta possa vir a ter, as doenças serão muito menos prejudiciais e mais fáceis de serem controladas.
Nosso corpo é formado de células, tecidos , órgãos e reações físicas e químicas, reações estas que são estudadas pela fisiologia. Ela nos permite analisar todos os tipos de reações do nosso corpo, vermos onde estão os focos dos problemas e das reações, porque são geradas e etc. Afinal nosso corpo usa essas reações para nos mostrar alguma coisa que muitas vezes não perceberíamos sem as mesmas.Outros campos de estudo importantes têm surgido na fisiologia, como a pesquisa em bioquímica, biofísica, biologia molecular, biomecânica e farmacologia ,campos estes que vem ajudando conciliados com as outras áreas ao aumento do entendimento sobre os seres vivos.
E por fim temos a microbiologia, que ofereceu o conhecimento de muitos problemas sofridos por nós humanos. Esta área estuda eucariontes unicelulares e procariontes, como as bactérias, fungos e vírus.
A microbiologia vem sendo conciliada com a genética e bioquímica , além da patologia, pois muitas vezes os organismos são patogênicos. Patologia é o estudo das doenças, ela envolve a ciência básica e a pratica clinica, estuda as alterações estruturais e funcionais das células, órgãos e tecidos que podem estar sujeitos a doenças.
Todos os estudos das áreas da biologia, que é o estudo da vida, nos possibilitam em conjunto entender melhor a nós mesmos e as nossas origens, tanto físicas como biológicas, assim sendo mais fácil o controle e entendimento dos efeitos sofridos por nosso corpo.Se não houvesse o desenvolvimento de todas essas áreas e a utilização dela em conjunto com outras ciências, ainda teríamos conhecimentos primitivos de nós mesmos e certamente seriamos mais vulneráveis a epidemias e a erros de diagnósticos,
sem contar que sem os avanços da biologia nossa longevidade seria bem menor assim como nossa qualidade de vida. Se continuarmos avançando tendemos a obter cada vez resultados melhores, por isso a biologia mais do que nunca deve ser estudada, aprimorada e aprofundada, sem falar que os incentivos aos estudos da mesma devem ser cada vez melhores, porque através dela, talvez um dia possamos chegar ao entendimento total dos seres humanos, pois temos sim conhecimentos, mas não o bastante.


5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito legal a forma como tu relacionou a Biologia com as nossas vidas, e realmente é verdade, qualquer notação do nosso corpo até compararmos ele com outras pessoas ou com o de nossos pais mesmo nota-se o uso da Biologia. achei bem legal também na parte da Fisiologia que nos permite analisar das mais simples às maiores reações do nosso corpo e que o nosso corpo usa essas reações pra nos mostrar alguma coisa que não perceberíamos sem elas.
    Na verdade, acho que desde a origem até os mistérios mais difíceis do Ser Humano (em geral) deveria ser estudada até o fim, porque é uma coisa que vale muito a pena, saber como nós mesmo somos, é tão fascinante pensar que cada veiazinha e por mínima que ela seja faz toda a diferença na nossa existência e poxa, somos capazes de muito que não sabemos ainda. Tenho muita curiosidade nesse assunto, realmente é misterioso...

    ResponderExcluir
  3. Interessante tu falar sobre a Patologia, pois realmente ela é muito válida para a nossa vida,para o nosso dia a dia. Importante já que devido a ela sabemos indentificar várias alterações no nosso organismo, como por exemplo uma lesão que pode ter envolvido somente um ou todos os componentes teciduais.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a colocação da colega. Tu relação com nossas vidas foi super boa, como sempre tu soube te expressar bem.
    Tua explicação sobre fisiologia ficou ótima, bem explicada e não ficou uma coisa chata de se ler.
    Gostei muito.

    ResponderExcluir
  5. Achei que o último parágrafo resumiu bem todo o texto, falando sobre as futuras vantagens de aprimorar nossos conhecimentos biológicos e das vantagens já adquiridas com todas as descobertas e estudos já feitos, deixando bem claro o quão importante é a biologia em nossas vidas. Concordo que apesar de ainda não termos conhecimento sobre tudo, já progredimos muito e melhoramos muito nossa qualidade de vida.

    ResponderExcluir