terça-feira, 18 de maio de 2010

tarefa 1 sociologia

Hoje em dia, não somos mais nós, mas somos aquilo que representamos ou queremos representar.Não nos caracterizamos como indivíduos com gostos próprios, mas sim com gostos que de alguma maneira ou de outra são influenciados por algo. Soa pesado, até mesmo rude, mas é mentira quando alguem se diz independente de moda ou que tem um estilo próprio porque por mais que tenhamos um estilo diferente, ele não é próprio, pois alguma marca ou característica proposta nele carregamos, o que muda é o fato de sabermos não ser totalmente manipulados e optarmos por aderir aquilo que realmente nos agrada e não aquilo que convem aos que estão ao nosso redor.Ser aceito e o que todos queremos por mais que digamos que não e muitas vezes acabamos nos deixando levar por isso.
O consumo desenfreado é motivado pela midia que nos influencia em cada pequeno ato de nosso dia a dia e quem disser que não, ou esta cego ou não consegue ser perceptivo aos pequenos detalhes que nos rodeiam. Somos sim, alvo das marcas e não só alvos, mas também seus maiores aliados, pois quando compramos algo de alguma marca estamos optando por aquilo que nós dizem ser melhor , logo passaremos a carregar logotipos, símbolos e marcas e quando nos
perguntarem diremos onde compramos, assim estaremos ajudando aqueles que de certa maneira nos manipulam. Mas se formos pensar de maneira não tão radical, 'eles' estão no seu direito, pois como eles sobreviverão em uma sociedade capitalista onde muitas vezes o gosto ou de fato o que é melhor não é levado em conta? isso sem deixar de falar nos escrupulos que são deixados de lado por muito para alcançar seus objetivos que no caso é o lucro e o sucesso sem medir as consequências.
Ainda bem que agora temos a nova moda do consciente onde talvez, esperamos nós, que de fato eles ajam desta maneira e de forma verdadeira, sem serem corruptos com aqueles que são seus maiores incentivadores e que lhes beneficiam tanto, nós.Minha critica não é direcionada as marcas, indústrias ou a propaganda, mas sim a como o sistema influe em nós e nos faz perdermos por muitas vezes valores essenciais não só como pessoas, mas como cidadãos.Se houvesse um capitalismo consciente haveria um consumo consciente e assim uma sociedade sustentavel e estável, onde talvez, não houvessem tantos maionetes do sistema.Acho o capitalismo algo bom, pois não acredito que o socialismo seja algo que possa dar certo, mas esse capitalismo poderia ser melhor se nossos governos dessem mais auxilio na educação, para que a mão de obra especializada fosse mais fácil de ser alcançada por seus cidadãos, assim com tantos empregos que poderiam ser gerados pelo capitalismo, mas de uma maneira consiente e sustentavel, muitos porblemas de nosso país seriam melhores resolvidos.

2 comentários:

  1. Concordo contigo que não exista uma pessoa independente da moda ou que se diz não influenciável. Desde a vígula que escrevemos até um ato que realizamos é influenciado por alguma coisa. O consumismo e derivados já chegou até certo ponto que as pessoas não são mais humildes pela futilidade que habita nelas.
    Muito bom o texto. Curto, direto e verdadeiro!

    ResponderExcluir
  2. concordo com o comentário da Sara. acho que essa "era" do consumismo nos faz criar uma imagem da qual não somos.

    ResponderExcluir