Ultimamente as células-tronco tem sido um tema muito discutido tanto na sociedade
quanto no meio cientifico.As pesquisas realizadas sobre as células-tronco possibilitaram
uma nova visão sobre talvez um novo tipo de medicina.
As células mãe ou troco são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras. A biologia celular possibilitou o descobrimento das células-troco, atravez de um estudo que identificou um novo tipo de mitose, a mitose assimétrica, onde a célula ao se dividir gera uma que se diferencia e outra que permanece com as mesmas características da original. Assim essa célula pode se diferenciar da outra e ao mesmo tempo manter as características primarias. Essas celulas permitem que em um adulto haja celulas com características ancestrais ou tronco. Processo esse que faz com que aconteça um processo reparatorio muito bom.
Existem duas maneiras de retirar as células tronco do individuo: das embrionarias ou das adultas.Na embrionária que ficam no embrião humano e são classificadas como totipotentes
ou pluripotentes, devido ao seu poder de diferenciação celular de outros tecidos.No brasil foi autorizado as pesquisas nesta area diferente de alguns outros paises que não.As adultas em são encontradas em vários tecidos, como a medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta, e outros. Estudos recentes mostram que estas células-tronco têm uma limitação na sua capacidade de diferenciação, o que dá uma limitação de obtenção de tecidos a partir delas.
Muitas areas da medicina vem apostando no uso da células-tronco para avanços onde elas estão em periodo de experiencia.As areas são a neoangiogenese( formação de novos vazos sanguíneos apartir delas) cardiologia, neuroligia, ortopedia e endocrinologia.
Enfim as células-tronco além de serem um assunto polêmico e que deve sim, ser cada vez mais estudado, são muito importantes para o desenvolvimento de novos meios de cura na medicina, além de possibilitarem novas perspectivas de melhoras para pacientes que já não tinham essa esperança como paraplégicos e etc.Espero que o Brasil cada vez mais incentive essas pesquisas para que nossa medicina consiga evoluir e acompanhar cada vez mais a medicina
internacional para que muitos problemas sejam resolvidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário